Dicas para usar o Screener
Aqui seguem algumas dicas para implantação de disciplina de pós-graduação baseada no jogo Screener.
Chamamos atenção para as dicas gerais, disponibilizadas em um arquivo PDF, e dos slides, disponibilizados em PPTX e PDF. Agradecemos se aqueles que usassem o jogo em suas cadeiras ou em eventos que nos contassem sua experiência.
Baixando arquivos – bloqueio pelo browser
ATENÇÃO: Muitos navegadores podem estar configurados para bloquear arquivos PPTX ou ZIP, para evitar, é necessário usar o “Save link as…”, ou “Salvar link como…” com o botão direito do mouse sobre o link e autorizar o download (Keep) na parte de baixo do navegador.
Sugestões para o uso do Screener em uma disciplina de pós-graduação
Nós fornecemos sugestões para o uso do Screener em uma disciplina de pós-graduação.
Slides oferecidos para o curso
Oferecemos slides com uma apresentação do jogo (dia 1 da disciplina segundo nossa sugestão – vide acima) que pode ser adaptada para sua turma. A apresentação demora aproximadamente 1 hora. Você pode baixar a versão PPTX, PPTX zipado ou PDF.
Oferecemos slides para uma aula final discutindo vários aspectos do processo de descoberta e desenvolvimento, completando e relembrando o conhecimento adquirio durante o jogo (dia 5 da disciplina, segundo nossa sugestão – vide acima), do jeito que são usados pelo prof. François Noël no PPGFQM-UFRJ e que podem ser adaptados para sua turma. A apresentação demora aproximadamente 3-4 horas (talvez seja melhor encurtar ou dividir em dois momentes diferentes). Você pode baixar a versão PPTX , PPTX zipado, ou PDF.
Leitura prévia ao curso
Recomendamos a leitura do artigo “Pritchard, J., Jurima-Romet, M., Reimer, M. et al. Making Better Drugs: Decision Gates in Non-Clinical Drug Development. Nat Rev Drug Discov 2, 542–553 (2003). https://doi.org/10.1038/nrd1131“.
Em algumas universidades o acesso é livre (como na UFRJ). Onde isso acontece, também é possivel acessar diretamente o PDF.
Avaliação discente do Screener: formulário e procedimento
Com o intuito de facilitar a avaliação do uso do jogo Screener na sua disciplina, disponibilizamos, sob demanda, um formulário padrão (MEEGA+, validado como detalhado no artigo que publicamos e está disponível neste site, em: “https://www.bjournal.org/article/screener-an-educational-game-for-teaching-the-drug-discovery-and-development-process/”).
Para sua facilidade, e viabilizar uma avaliação separada dos diferentes cursos usando o jogo, é importante que seja usado este formulário, idêntico para todos os cursos. Uma vez solicitado pelo responsável da disciplina, enviaremos um link único para cada curso, a ser repassado aos alunos que aceitam participar desta pesquisa de opinião (O formulário inicia-se com um termo de consentimento livre e esclarecido).
Da nossa parte, nos responsabilizamos para consolidar os dados recebidos de forma anônima e repassá-los ao responsável pela disciplina, de forma padronizada.
Agradecemos de antemão sua colaboração neste sentido.