Dicas

Aqui seguem algumas dicas para implantação de disciplina de pós-graduação baseada no jogo Screener.

Sugestões para o uso do Screener em uma disciplina de pós-graduação

Nós fornecemos sugestões para o uso do Screener em uma disciplina de pós-graduação.

Slides oferecidos para o curso

Oferecemos slides com uma apresentação do jogo (dia 1 da disciplina segundo nossa sugestão – vide acima) que pode ser adaptada para sua turma. A apresentação demora aproximadamente 1 hora. Você pode baixar a versão PPTX ou PDF.

Oferecemos slides para uma aula final discutindo vários aspectos do processo de descoberta e desenvolvimento, completando e relembrando o conhecimento adquirio durante o jogo (dia 5 da disciplina, segundo nossa sugestão – vide acima), do jeito que são usados pelo prof. François Noël no PPGFQM-UFRJ e que podem ser adaptados para sua turma. A apresentação demora aproximadamente 3-4 horas (talvez seja melhor encurtar ou dividir em dois momentes diferentes). Você pode baixar a versão PPTX ou PDF.

Leitura prévia ao curso

Recomendamos a leitura do artigo “Pritchard, J., Jurima-Romet, M., Reimer, M. et al. Making Better Drugs: Decision Gates in Non-Clinical Drug Development. Nat Rev Drug Discov 2, 542–553 (2003). https://doi.org/10.1038/nrd1131“. Em algumas universidades o acesso é livre (como na UFRJ). Onde isso acontece, também é possivel acessar diretamente o PDF.

Avaliação discente do Screener: formulário e procedimento

Com o intuito de facilitar a avaliação do uso do jogo Screener na sua disciplina, disponibilizamos, sob demanda, um formulário padrão (MEEGA+, validado como detalhado no artigo que publicamos e está disponível neste site, em: “https://www.bjournal.org/article/screener-an-educational-game-for-teaching-the-drug-discovery-and-development-process/”).

Para sua facilidade, e viabilizar uma avaliação separada dos diferentes cursos usando o jogo, é importante que seja usado este formulário, idêntico para todos os cursos. Uma vez solicitado pelo responsável da disciplina, enviaremos um link único para cada curso, a ser repassado aos alunos que aceitam participar desta pesquisa de opinião (O formulário inicia-se com um termo de consentimento livre e esclarecido).

Da nossa parte, nos responsabilizamos para consolidar os dados recebidos de forma anônima e repassá-los ao responsável pela disciplina, de forma padronizada.

Agradecemos de antemão sua colaboração neste sentido.