UFRJ 2022

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Avaliação Discente: Screener

Jogo educacional para ensino do processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos medicamentos

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Você está sendo convidado(a) para participar, como voluntário(a), em uma pesquisa científica. Caso você não queira participar, não há problema algum. Você não precisa explicar porque, e não haverá nenhum tipo de retaliação por isso. Você tem todo o direito de não querer participar do estudo, basta selecionar a opção NÃO ACEITO a seguir, ou simplesmente abandonar essa página.

Esse questionário é totalmente anônimo. Não é coletada nenhuma informação pessoal, como nome, ou e-mail. Ninguém relacionado ao curso que você fez ao a criação do jogo pode mapear as respostas diretamenta a você.

Para confirmar sua participação você precisará ler todo este texto e depois selecionar a opção ACEITO ao seu final. Este documento se chama TCLE (Termo de Consentimento livre e esclarecido). Nele estão contidas as principais informações sobre o estudo, objetivos, metodologias, riscos e benefícios, dentre outras informações.

Este TCLE se refere ao projeto de pesquisa “SCREENER”, cujo objetivo é “Avaliar a qualidade de um jogo educacional sobre o processo de Descoberta e Desenvolvimento de Drogas”. Para ter uma cópia deste TCLE você deverá imprimi-lo, ou pode gerar uma cópia em pdf para guarda-lo em seu computador. Você também poderá solicitar aos pesquisadores do estudo uma versão deste documento a qualquer momento por um dos e-mails registrados nesse site, ou pelo formulário de contato.

A pesquisa será realizada por meio de um questionário online, constituído por 36 perguntas. Apenas uma resposta é possível em cada pergunta. Estima-se que você precisará de aproximadamente de 5 a 15 minutos. A precisão de suas respostas é determinante para a qualidade da pesquisa.

Você não será remunerado, ou receberá compensações, visto que sua participação nesta pesquisa é de caráter voluntária. Caso decida desistir da pesquisa você poderá interromper o questionário e sair do estudo a qualquer momento, sem nenhuma restrição ou punição.

Não detectamos nenhum risco pessoal ao responder o questionário.

Seus feedback ajudará a evolução tanto do jogo Screener, como da prática de criar jogos educacionais dentro do grupo de pesquisa.

Os pesquisadores garantem e se comprometem com o sigilo e a confidencialidade de todas as informações fornecidas por você para este estudo. Da mesma forma, o tratamento dos dados coletados seguirá as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709/18).

Obrigado pela colaboração.

Você aceita participar dessa pesquisa (essa pergunta é obrigatória)?

Questionário

O design do jogo é atraente (tabuleiro, cartas, etc.)
Os textos, cores e fontes combinam e são consistentes.
Eu precisei aprender poucas coisas para poder começar a jogar o jogo.
Aprender a jogar este jogo foi fácil para mim.
Eu acho que a maioria das pessoas aprenderiam a jogar este jogo rapidamente.
Eu considero que o jogo é fácil de jogar.
As regras do jogo são claras e compreensíveis.
As fontes (tamanho e estilo) utilizadas no jogo são legíveis.
As cores utilizadas no jogo são compreensíveis.
O jogo permite personalizar a aparência (fonte e/ou cor) conforme a minha necessidade.
O jogo me protege de cometer erros.
Quando eu cometo um erro é fácil de me recuperar rapidamente.
Quando olhei pela primeira vez o jogo, eu tive a impressão de que seria fácil para mim.
A organização do conteúdo me ajudou a estar confiante de que eu iria aprender com este jogo.
Este jogo é adequadamente desafiador para mim.
O jogo oferece novos desafios (oferece novos obstáculos, situações ou variações) com um ritmo adequado.
O jogo não se torna monótono nas suas tarefas (repetitivo ou com tarefas chatas).
Completar as tarefas do jogo me deu um sentimento de realização.
É devido ao meu esforço pessoal que eu consigo avançar no jogo.
Me sinto satisfeito com as coisas que aprendi no jogo.
Eu recomendaria este jogo para meus colegas.
Eu pude interagir com outras pessoas durante o jogo.
O jogo promove momentos de cooperação e/ou competição entre os jogadores.
Eu me senti bem interagindo com outras pessoas durante o jogo.
Eu me diverti com o jogo.
Aconteceu alguma situação durante o jogo (elementos do jogo, competição, etc.) que me fez sorrir.
Houve algo interessante no início do jogo que capturou minha atenção.
Eu estava tão envolvido no jogo que eu perdi a noção do tempo.
Eu esqueci sobre o ambiente ao meu redor enquanto jogava este jogo.
O conteúdo do jogo é relevante para os meus interesses.
É claro para mim como o conteúdo do jogo está relacionado com a disciplina.
O jogo é um método de ensino adequado para esta disciplina.
Eu prefiro aprender com este jogo do que de outra forma (outro método de ensino).
O jogo contribuiu para a minha aprendizagem na disciplina.
O jogo foi eficiente para minha aprendizagem, em comparação com outras atividades da disciplina.
O jogo contribuiu para aprender os conceitos sobre o tema de Descoberta e Desenvolvimento de fármacos.